quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Resenha - O Retrato de Dorian Gray

Bom dia a todos!

Fico devendo postar aqui fotos dos meus novos livros! Como uma boa compradora compulsiva de livros, estou cheia de novidades! Hehehehe

Mas só conseguirei postar as fotos depois do feriado!

A Resenha de hoje é do livro "O Retrato de Dorian Gray" que peguei na Biblioteca Municipal de Araraquara!

Por acaso, eu estou indo lá agora mesmo troca-lo por outro! Hehehehe

Beijos!

:)



Aqui se faz, aqui se paga...




O livro conta a história de Dorian Gray, um belo e ingênuo rapaz que é retratado pelo artista Basil Hallward em uma pintura. Com a convivência como Lorde Henry Wotton, que é cínico e manipulador, Dorian Gray é seduzido ao mundo dos prazeres imediatos e irresponsáveis. Apaixonado por sua própria beleza e juventude, Dorian faz um pedido: Manter sua fisionomia inalterada, enquanto o quadro envelheceria por ele. Mas ele não fazia idéia que o quadro tornar-se-ia o reflexo de sua alma.

Dorian torna-se devasso e egoísta!

Vocês acreditariam se eu falasse que a medida que eu lia o livro e a personalidade de Gray se transformava... eu comecei a ver a capa com outros olhos?!
Antes achava o rosto da ilustração bonito... aos poucos fui vendo uma expressão diferente... (Juro!) hehehe
É a prova que as pessoas são bonitas ou feias, de acordo com o que achamos delas!

"_ Entretanto, outrora, você me envenenou com um livro. Não lhe deveria perdoar por isso. Prometa que não emprestará esse livro a ninguém. Ele é malfazejo."
Mas somos o que somos, nada, nem ninguém, consegue influenciar os fortes de caráter a se entregarem ao prazeres imediatos e irresponsáveis! Pelo menos nisso eu concordei com Lord Henry!

A história questiona vários valores morais... Todas as opiniões compartilhadas no livro são polêmicas. Como por exemplo, a principal: A exaltação do belo e da necessidade de aproveitar-se a mocidade.

No final do meu exemplar da editora Martin Claret, encontramos “O Perfil do Autor” (o excêntrico e inteligente Oscar Wilde). E assim conseguimos entender melhor a obra e o pensamento da época.

Recomendo!



Oscar Wilde - 196 páginas - Martin Claret

10 comentários:

  1. nossa parece mt bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Sou um fã incondicional de Oscar Wilde. Li várias vezes O Retrato de Dorian Gary, seu único romance, mas tenho outros livros dele que recomendo. Dois que acho interessantes são: O FANTASMA DE CANTERVILLE e O PRÍNCIPE FELIZ (contos infantis, que ele escreveu para seus dois filhos). Quem quiser conhecer mais sobre Wilde, recomendo o excelente SEMPRE SEU, OSCAR, uma biografia epistolar, ou seja, reunião da sua correspondência e que revela muito da sua vida, dos seus amores e das suas angústias. Parabéns pela resenha. Acabei de adquirir O RETRATO DE DORIAN GRAY em edição bilíngue, da editora Landmark.

    ResponderExcluir
  3. Comentei na postagem sobre o livro, Dragões de uma chama de verão ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Quando eu li esse livro eu fiquei impressionada, adorei ele, e o personagem então, Dorian é completamente sem carater e isso torna a história monstruosamente interessante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gabriella - É mesmo muuuito bom! É um livro diferente, uma linguagem mais rebuscada.. sabe? Mas vale a pena! ^^

    Sérgio - Fico honrada de saber que a minha resenha agradou um fã de Oscar Wilde! Esse foi o primeiro livro que li dele e confesso que a história da sua vida me interessou bastante! Mas nem sabia que ele tinha escrito contos infantis... Interessante! :) Muito obrigada pelas dicas! ;)

    Gabriel - Estou indo lá agora mesmo responder! :D

    Paulatictic - Monstruosamente interessante! Gostei! ^^ Realmente é um personagem difícil de se esquecer... :) Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu sou suspeitíssima pra falar sobre Dorian Gray porque sou apaixonada pela história!
    É extremamente interessante, nos faz ver as pessoas com outros olhos.
    Recomendo também o filme, é cativante!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu me chamo Gabriela e concordo plenamente com as suas opiniões.
    Detalhe, na edição que eu li a medida que a personalidade de Dorian ia mudando eu realmente mudei de opinião sobre sua beleza física!

    BJks Gabi!

    ResponderExcluir
  8. Isso não é uma resenha.
    Uma resenha é bem diferente desses comentários, exige uma fundamentação teórica.

    ResponderExcluir
  9. Irei ter uma prova sobre este livro. Espero que sua Resenha me ajude !! Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Luiza, amei seu sua pagina, com uma excelente resenha compreensível,me ajudou muito e me deixou interessada. obg. bjss

    ResponderExcluir