sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Resenha - O Tigre Branco

Hoje irei postar aqui a resenha de um livro muito especial...
Meu pai, um grande amante dos livros e o meu maior incentivador, que me emprestou...
Fez isso com uma condição: "Você NÃO pode troca-lo, ok?"
Hehehehehe Claro pai! Seu pedido é uma ordem... e a sua dica valeu muito a pena!!!

Sinopse:
"Numa história irônica e divertida, o protagonista de "O Tigre Branco" relata o trajeto bastante inusitado que percorreu para subir na vida e conseguir se tornar alguém importante no cenário nacional: assassinar seu patrão. Em cartas dirigidas ao primeiro-ministro chinês ele justifica seu crime classificando-o como um ato de empreendedorismo. O leitor vai se surpreender a cada passo do romance de estréia do jovem autor Aravind Adiga, vencedor do Man Booker Prize 2008, um dos maiores prêmios mundiais de literatura."

Vamos a resenha!!!
:)


"A vontade de ascender socialmente...


Munna (que quer dizer apenas Menino) nasceu em uma casta de doceiros na parte pobre da Índia, chamada Escuridão. Inconformado com o seu destino, ele busca ascender socialmente aos poucos e de várias maneiras. Com um derradeiro “ato de empreendorismo” ele consegue tornar-se um empresário de sucesso, deixando a sina de servidão para trás ao mesmo tempo que se torna um procurado pela polícia e condena sua família a morte ou coisas piores.
O título “o Tigre Branco” é justificado por ser o apelido recebido ao se destacar na escola. O professor dizia que o tigre branco é o mais raro dos animais, pois só nasce um a cada geração.
O livro é na verdade uma carta dirigida ao primeiro-ministro da China, que irá visitar o país. Nesta carta, Baldam (novo nome de Munna) conta a realidade da Índia e toda a sua história de vida.
É uma crítica a situação social e moral da Índia... Afastando a imagem das danças e do misticismo passada pela mídia e enfatizando a corrupção, a desigualdade, as injustiças e a miséria.
Uma boa mistura de sangue-frio, simpatia, realismo e ironia."


Aravind Adiga - 256 páginas - Nova Fronteira

6 comentários:

  1. Parece muito interessante!!!


    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É, realmente muuuito interessante! :D Vale a pena! Beijoos

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca iria imaginar que a história seria essa, por que o nome não indica nada desse tipo, mas me parece ser muito legal, se vc gostou, bem, acho que tb vou gostar,
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza,
    Meu nome é Paula e estou começando um Clube de Leitura aqui em São Paulo. Se você morar aqui, está mais que convidada. Mas se puder divulgar, eu agradeço!
    Dia: 24/11 (quarta)
    Horário: 19h
    Local: café da Casa das Rosas (av Paulista 37)
    Livro: Pequena abelha, de Chris Cleave

    ResponderExcluir
  5. Não sei se gostaria não acho que eu msm tenho q ver.

    http://partesdeumdiario.blogspot.com/

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Paula - pois eh, quando meu pai falou dele pra mim, achei muito estranho o titulo... mas tem um pq ne?! :)

    Chaque - Irei divulgar sim! Prepararei um post especial para isso! :) Obrigada pelo convite, gostaria muito de participar... infelizmente moro longe.

    Luana - Lu, eh um livro diferente ne.. mas muito interessante! Beijoos

    ResponderExcluir